Neste ponto pode-se observar uma área de “floresta plantada”, composta por eucaliptos. Algumas pessoas equivocadamente chamam de reflorestamento, no entanto, trata-se de uma área de silvicultura, ou seja, de árvores plantadas para fins lucrativos, principalmente para produção de papel. Outro motivo para não chamá-la de reflorestamento deve-se ao fato de estarmos no Bioma do Cerrado e os eucaliptos não fazem parte da sua flora, desta forma não se pode recompor uma área de cerrado com uma árvore que não é nativa desse bioma.
Algumas pessoas discutem sobre os efeitos da plantação de eucalipto, sejam eles positivos ou negativos. É claro que florestas são sempre bem vindas, mas algumas são prejudiciais a outras plantas e animais que não estão habituados a ecossistemas específicos. As raízes dos eucaliptos, por exemplo, liberam substâncias no solo que impedem o crescimento de outras plantas, impossibilitando a formação de florestas naturais.
Outra questão é o consumo de água dessas espécies e a finalidade para a qual elas foram plantadas. Como são plantas que não estão acostumadas com nosso tipo de solo e clima é necessária a irrigação e, quando em fase adulta, os eucaliptos consomem uma grande quantidade de água, enquanto uma árvore de cerrado que está plenamente habituada com nosso ambiente não precisa de tantos cuidados.
Então #fica dica
Vamos pesquisar um pouco sobre essas questões e a partir disso pensar e discutir sobre formas de se equilibrar a questão e econômica e a questão ambiental;
Outra dica é: esse tipo de plantação geralmente é destinado à produção de papel, então que tal diminuir o consumo de papel ou mesmo reciclar fazendo com que seja preciso cada vez menos plantações de eucaliptos? Desta forma, sobrarão mais espaços para plantarmos as lindas árvores do cerrado, todas de um jeito diferente, com sua originalidade, e apropriadas para abrigar outras plantas em sua sombra, alimentar animaizinhos e a nós humanos também!!!
Uma forma de reciclar papel é utilizar as folhas em branco que sobram de nossos cadernos escolares, juntar todas elas e criar nosso próprio caderno personalizado! Vamos soltar a criatividade!!!
